Pesquisar neste blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Resenha – Memórias de um Sargento de Milícias

Título: Memórias de um Sargento de Milícias
Autor: Manuel Antônio de Almeida
Editora: Ática
Número de páginas:152
Sinopse: Na história de Leonardo – que gosta muito mais de se divertir do que trabalhar – o autor faz uma irresistível e bem-humorada crônica sobre o cotidiano das classes baixas do Rio de Janeiro na época de Dom João VI.











Como Dom Casmurro me fez perder o meu preconceito com clássicos brasileiros resolvi ler este livro, pois ele estava perdido aqui no meio dos meus livros antigos de escola e podia ser jogado fora a qualquer momento.

Bem, a leitura até mais ou menos metade do livro é meio maçante, pois não há realmente nada de interessante para te prender a história, o autor descreve a história de Leonardo a partir de seu nascimento, citando como seus pais se conheceram e divorciaram, e como o pequeno Leonardo vai ficar aos cuidados do seu compadre. Nós precisamos familiarizar-mos com os hábitos e modos de falar da época, como a expressão “ter com ele(a)”, que aparece em inúmeras vezes, e significa falar com ele(a).

O livro só se torna interessante quando fala da juventude de Leonardo, pois isso traz temas como o primeiro amor, a morte, etc. O autor faz um bom trabalho mudando o foco narrativo durante os capítulos, embora o protagonista seja Leonardo, às vezes um capítulo é sobre seu pai, ou sobre sua madrinha, etc.

Sua narrativa é bem direta, e muitas vezes ele faz referências aos leitores, dizendo, por exemplo: “mas isso não é importante sabermos”, ou “vamos pular isso”, algo bem interessante porque eu ainda não tinha lido um livro em que o autor fizesse isso.

Enfim, Memórias de um Sargento de Milívias é um bom livro, pra quem gosta de livros simples e sem nada de especial, recomendo. 


Nota: 7.0

2 comentários:

  1. Não gostei tanto da leitura desse livro como Dom Casmurro rsrsrs. Engraçado, eu nunca tive preconceito com clássicos nacionais... Acho que era mais receio de ler e não entender nada mesmo kkk. Mas o livro que me fez realmente amar a nossa literatura foi Senhora - José de Alencar. Difícil, lírico e com uma história linda. Eu gostei =D

    ResponderExcluir
  2. Eu li Memórias de um Sargento de Milícias para o vestibular, e confesso que no começo achei o livro meio ruim. Porém depois fui gostando, e no final o livro já tinha me conquistado.
    Beijos!
    Monomaníacas por Livros

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.