Pesquisar neste blog

domingo, 29 de abril de 2012

Blogs literários que fazem propaganda: a lista negra da blogosfera


Tive o desprazer de ganhar esse selinho ontem à tarde, como eu o consegui é o que vocês descobrem abaixo.

Todos os blogs, literários ou não, passam por aquele período de divulgação, em que o dono manda mensagens para todos os amigos e desconhecidos que encontrar para conseguir um grande número de visitas, seguidores e comentários. O lugar onde a maioria das pessoas com blogs literários faz esse tipo de propaganda é o skoob, onde tem a maior concentração de leitores do país e consequentemente onde o indivíduo teria mais chance de conseguir seguidores.

É uma tarefa difícil, eu estou nessa fase, conquistando seguidores e leitores aos poucos, então, ontem, dia 28 de abril eu recebi uma resposta de uma mensagem que eu deixei no perfil do skoob de uma garota para ela visitar o meu blog, na mensagem que eu deixei dizia: “Estou divulgando meu novo blog, iniciei as postagens nele recentemente e a divulgação é necessária”, a garota me respondeu o seguinte: “Spam NUNCA é necessário”, com a palavra nunca escrita totalmente em maiúsculo, embaixo ela deixou um link de um blog, e eu intrigado fui ver do que se tratava.

No tal blog (chamado Fechei com Ele), eu li um post onde um certo indivíduo falava brevemente dos blogueiros que faziam propaganda indesejada de seus blogs para todo mundo, ele deixava um selinho para tais blogueiros, esse amarelo que eu coloquei no início desse post, e convidava a todos os seguidores do blog dele a enviarem esse selinho para as pessoas que enviavam spam, ele também deixava um link para uma lista onde estavam os blogs que faziam spam.

Bem, eu sei que spam é algo irritante, a garota que me mandou esse link tinha toda razão em ficar irritada, e o rapaz dono do blog tinha todo o direito de criticar os spammers, mas listar esses blogs, e colocar para todo público ver já é demais, já imaginaram se essa lista cai na mão das editoras, eu não sei se fazer spam do seu blog é algo ruim na visão delas, mas com certeza não é algo que vai facilitar uma parceria no futuro.

Talvez alguns de vocês pensem: “se você está respondendo é porque ficou incomodado”, é claro que eu fiquei incomodado, tentem imaginar se uma pessoa pega o nome do seu blog e faz algo assim. Só um aviso: se vocês não querem receber spam no skoob, coloque no seu perfil, mas se receberem mesmo assim, me desculpem, eu não vi, eu já pedi desculpas à garota.

Com esse post eu venho avisar a todos que tem o hábito de fazer propaganda do seu blog por aí: verifique imediatamente a lista, se ele estiver lá converse com o dono do blog para tirá-lo de lá.

 http://www.fecheicomele.com.br/2011/08/um-selinho-com-muito-amor.html

46 comentários:

  1. Muito tenso isso. Eu não faria esse tipo de coisa, e não iria expor os Blogs "que fazem spam" dessa maneira. Muita falta de respeito desse blogueiro, que deveria primeiramente comunicar a esses donos de Blogs, que está incomodado com os recados no Skoob. Agora partir para a difamação já é demais né? Ainda bem que meu Blog não está nessa lista ridícula dele. Se não eu denunciava. Adorei o post, abração.

    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura
    @Papeldeumlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, existem outras maneiras de divulgar um blog literário sem recorrer ao Spam no Skoob. Você pode deixar um comentário decente em outros blogs não acha? Tá mais isso é inviável. No caso, poderiamos deixar recados no Skoob de maneira mais civilizada: "oi boa tarde, este é meu blog.... bla bla bla... se gostar considere seguir... tenha uma boa semana...".

      Bom, eu acho que todos blog literário passa por esse periodo de divulgação como disse o Rodrigo C. Borges e ficar expondo as pessoas assim é sei lá... todo mundo divulga blogs... vai dizer que você que postar pras paredes?

      Excluir
  2. Isso é uma total falta de respeito

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo, e ao mesmo tempo discordo de tudo isso. Apesar de cruel, mostrar o selinho e a postagem sobre spam se torna válido, porque as vezes o blogueiro é novo e realmente não tem a noção de que spam, por mais que seja "necessário", incomoda.
    Agora ficar divulgando e fazendo "lista negra" de blogs é a coisa mais oitava-série possível. Tipo, é o tipo de coisa que eu vejo nos blogs das minhas leitoras de 12 anos e condeno até dizer chega.
    Se o dono do blog tá fazendo algo que incomoda muito³ chega nele e dá um toque. Diz "fulano, você tá emputecendo um monte de gente, para de fazer isso" e eu acho que se a pessoa for respeitosa o suficiente ela vai parar. Do contrário, denuncia sem dó, mas no silêncio pra não ficar expondo ninguém ao ridículo.
    Agora sobre o seu blog e spam: não acho que essa divulgação se faça necessária no seu caso, até porque o teu blog é bom, tem conteúdo e pode crescer sozinho, sem ajuda de gente que clica em "seguir" por clicar, e esquece de acompanhar. Claro que números são importantes, eu mesma to me descabelando por causa deles, mas você tem que pensar em quantidade com qualidade, e com presença. Vai deixando o seu blog "espalhar" sozinho, faz um perfil no twitter, conversa com amigos pra ver se eles passam a diante, tenta fechar parcerias e afiliações com outros blogs, e você vai ter um público muito mais "útil". (:

    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentários assim tão construtivos como o seu são sempre bem vindos Layn, muito obrigado pelo elogio.

      Excluir
    2. É, concordo com a Layn. Seu blog já tá bem encaminhado pra fazer spams.

      Excluir
  4. Isso é um tema delicado. Independente do dono desse blog achar que atrapalha ou não,acho que é cada um na sua. Nada de ficar cuidando da vida do outro. Sério! Assim o Brasil vai pra frente kkkk

    Amor, muito obrigada por sua visita em meu blog viu? Estou te seguindo por aqui e é sempre motivo de muita alegria seus comentários.

    Fique com Deus tudo de bom e ignore criticas que não são construtivas, obstáculos sempre terão mas, você é melhor do que isso não é mesmo?

    http://dezesseisnaoecrianca.blogspot.com
    Djenifer Dias

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rodrigo

    Eu sou o certo indivíduo, dono do Fechei com Ele. Vi que meu blog estava recebendo visitas daqui e fiquei curioso pra saber o porquê. Até ver esse selinho.

    Achei seu texto bem alarmante. Não sabia que o selinho tacava tanto terror assim. De qualquer forma a intenção era essa mesma.

    Como a Layn falou aqui em cima, eu também discordo de você. "Todos os blogs, literários ou não, passam por aquele período de divulgação" não é uma afirmação verdadeira pra mim. E a menina que mandou o selo pra você está certa: Spam não é divulgação (Ou é, só que péssima). Sério, mandar mensagens indesejadas não é uma boa forma de divulgação e ainda por cima só te engana quando dá certo. O seu blog, por exemplo, tem 200 e tantos seguidores, mas você ainda está correndo atrás de mais, por quê? Porque seu blog não cresceu, só inchou. Se dentre esses 200, tivesse uns 30 leitores de verdade, você ficaria satisfeito por ter mais de 20 comentários em todos os posts. Com o spam, a pessoa pode até seguir o blog no GFC mas nunca mais volta pra olhar ou deixa comentários de vento, do tipo "Adorei seu blog. Tchau".
    Meu blog é bem pequeno em número, 100 e poucos seguidores mas já fidelizei leitores, sei que aqueles ali sempre virão. E conheço eles! Os comentários no meu blog são quase um bate-papo. É muito mais divertido assim.

    E, sim, o selo é bem extremista. Recebi alguns comentários nessa minha postagem e muita gente adorou, outros já acharam correto mas um pouco agressivo e etc. Resolvi montar esse selo porque DETESTO spam. E alguns spammers são abusados, brigam com a gente quando reclamamos e não há nada que possamos fazer para pará-los. O selo é pra ver se o blogueiro cai na real e percebe que spam é ruim.

    Você fez uma crítica sobre a lista, dizendo que expor pra todo mundo ver já é demais. Ué, mas são os próprios spammers que se colocam na lista! Fazer spam é por a credibilidade do seu próprio blog em risco. Não quer ir pra lista, não faça spam.

    Não é a pessoa que tem que avisar que não quer receber! Ninguém se cadastra no Skoob ou Twitter pra receber spam. O blogueiro é quem deveria mandar mensagens somente pra quem PEDIU, pra quem deixou claro que quer receber.

    E o que eu quero mesmo é gerar uma conscientização no pessoal. Quero MESMO que venham conversar comigo. Já conversei com alguns blogueiros da lista e retirei o nome deles de lá. Nenhum problema quanto a isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, entendi o que vc quis dizer, realmente alguns spammers são abusados, mas mesmo assim acho que todos podem ser educados e dizer para ele não mandar mais spam que ele vai se tocar, se não se tocar, esse selo e essa lista já conseguiram dar um suto nele (esse foi o ponto positivo dela), o ponto negativo é que vc não colocou só esses blogueiros safados que não respeitam os outros, vc colocou simplemente todos aqueles que vc flagrou fazendo spam, e tenho certeza de que tem vários lá que que são legais e não te mandariam mais propaganda se vc simplesmente pedisse.

      Então essa é minha dica, faça uma lista dos blogueiros desrespeitosos.

      OBS: concordo quando vc diz que várias pessoas simplesmente visitam o blog uma vez e fazem somente um comentário "adorei seu blog", mas é desse jeito que eu estou conseguindo leitores fieis, eu sempre faço o meu melhor para escrever postagens interessantes, e aquelas pessoas sempre acabam voltando pra cá.

      Excluir
    2. Oi, Rodrigo

      A maioria dos blogs da lista não mandaram spams pra mim. São indicações de usuários do Twitter ou Skoob que se sentiram incomodados.

      A questão não é não mandar spam novamente para a mesma pessoa. É não mandar. Spam é uma divulgação ruim.

      Não tenho como julgar se um blogueiro é "legal" ou "safado". Só percebo se o blogueiro percebeu o erro, quando ele entra em contato comigo.

      Excluir
  6. Só mais uma coisa. Olha o que você disse: "eu sei que spam é algo irritante". Viu? Sabe que é irritante mas mesmo assim faz. Isso é o que me incomoda mais. Já recebi vários spams que começavam assim "Sei que essas divulgações são chatas mas...". SE SABE QUE É CHATO, POR QUE ESTÁ FAZENDO??

    Talvez seja vício em aumentar o número no GFC, acabam optando pelo caminho mais prático :-/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. Acho que se todo mundo se preocupasse em fazer postagens de qualidade ao inves de buscar numeros desesperados no GFC, teríamos menos desse marasmo na blogosfera literária. E só os blogs verdadeiros iriam se destacar.

      Excluir
    2. Concordo com o selo. Spam é um troço horrível, que incomoda. Esses tipos de usuários deveriam ser banidos do Skoob.

      Excluir
  7. Rodrigo!
    Nossa! Nem sabia que existia esse selinho...
    Bem, acredito que fazer convites não é spam, entretanto, tudo cabe um pouco de meio termo.
    Agradeço o convite feito pelo skoob, não me importo com esses comunicados.
    Por vezes encontro ótimos blogs.
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Rodrigo,
    Olha só, recebi um recado seu pelo Skoob e vim aqui visitar o seu blog, gosto quando recebo recados tipo o seu porque gosto de conhecer novos blogs. Aí quando chego aqui e a primeira imagem que vejo é essa aí acima. Primeiro não entendi muito bem, então resolvi ler seu post e fiquei um tanto indignada com o tal Felipe. Fui lá no blog dele e olhei os blogs listados. Conheço a maioria lá, e são MUITO bons, tanto que costumo visitar e deixar um recadinho. Também não concordo com o post dele, li os recados dele acima, mas mesmo assim não concordo com o ponto de vista dele e a atitude para tentar "conter" ou sei lá o que ele quer fazer. Entendi o que ele quis dizer, sei que para ALGUMAS pessoas é chato, mas assim mesmo como tem pessoas que não gostam desse tipo de recado, tem aquelas que gostam! Conheço muitas que gostam! E como eu conheci? Mandando os tais recados divulgando o meu blog. Qual a outra forma de divulgar? Em vez do tal Felipe fazer esse post altamente desrespeitoso, deveria era então dar uma solução para o tal suposto incomodo, que tal? Eu vou repetir, mando sim recados desse tipo, quero deixar bem claro, mas quando percebo que lá no perfil dela tem dizendo que não gosta deles, é claro que não mando.
    Incomodou? Avisa! Gostou? Avisa! Simples. Não precisa levar a um extremo assim né?
    Abraço
    Brunna Carolinne - My Favorite Book
    http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, My favorite Book

      Um ponto fundamental sobre o que eu acho é que o Skoob não é lugar para divulgação de blogs, porque 1) Há trocentos blogueiros no Skoob, imagina se todos resolvem mandar recados de divulgação? 2) As pessoas não se cadastram no Skoob para conhecer novos blogs, pra isso há o Twitter, o Google e os próprios blogs literários.

      Eu não conheço os blogs da minha lista. Mas estar lista não significa que o blog seja ruim, significa que ele deixou pelo menos uma pessoa muito incomodada a ponto de mandá-lo para a lista.

      Sim, tem aquelas que gostam desse tipo de recado. Então mande para elas. É mais fácil pedir para essas pessoas avisarem em seu mural do Skoob que QUEREM receber recados de divulgação. Por que vocês pensam o contrário?

      Dou dicas para quem entra em contato. Mas... Você já parou pra pensar que antes do Skoob existir os blogs já se divulgavam de outras formas? Você pode usar seu perfil no Twitter, fazer parcerias com outros blogueiros, interagir de verdade, cativar leitores com seus textos originais entre outras coisas.

      Muita gente avisa que não quer receber SPAM no mural e mesmo assim recebe. Quando reclamam ainda são xingados por alguns blogueiros. Blogueiros literários não estão acostumados a receber críticas, é o que eu acho.

      Excluir
  9. Oi ROdrigo !!
    Quem esse cara pensa que é ? Ele não tem o direito de expor um blog assim publicamente.. é crime sabia Rodrigo ? Eu vi no blog dele que estava escrito "O DOno do blog que quiser que eu tire o nome da lista, entre em contato, precisamos ter uma conversa' COMO ASSIM ?? QUEM deu a ele o direito de mandar nos outros? A internet é livre, se a pessoa errou, mandou centenas de aspam para uma pessoa (nisso concordo com o blogueiro, é chato) deve haver uma conversa particular, para que não se repita, e não humilhação ! Acho isso uma falta de respeito. Cada um tem seu jeito de divulgar.. inaceitável isso :/
    Eu também não ficaria quieto.. Mas cada um fazer o que quer, inclusive spam... Parabéns pela iniciativa de falar abertamente a todos.. Quanto às editoras acharem ruim, não liga não, elas mesmo divulgam o trabalho, afinal, spam é divulgação.. MAs enfim... QUe saco :X

    Fernando


    http://nerdliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernando

      Não estou mandando em ninguém. Estou pedindo (quase implorando) que entrem em contato para que o nome saia da lista. Quando a pessoa entra em contato, apenas conversamos sobre esse tipo errado de divulgação. Só.
      A lista é só para dar um motivo a mais para o blogueiro entrar em contato, nada mais. Sem a lista, duvido que alguém se interessaria por alguma coisa.

      PS: SPAM é uma PÉSSIMA divulgação.

      Excluir
  10. É um assunto muito delicado de se tratar. Não acho que o blog esteja certo ao expor outros. Sério, acho horrível.
    Mas cada um com sua opinião, né?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Essa questão é tão complicada por um milhão de motivos.
    Eu acho que se uma pessoa não quer divulgação no seu perfil não custa nada ela deixar um recado no mural, mais por outro lado existem pessoas que não se dãoo ao trabalho de ler o mural da pessoa, ou não vê se ela deseja um livro para divulgar promoção. Isso é um problema, eu não vejo nada de mais, gosto de conhecer blogs novos e que as pessoas conheçam o meu.
    Mas deve a ver respeito e muitos se esqueçam disso, essa lista é ridicula, as pessoas têem o direito de reclamar com a pessoa que fez a divulgação, mas essa lista é uma exposição negativa.

    Beijos
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. olá!

    Fiquei muito sentido por tudo isso, ninguém tem o direito de fazer uma coisa dessas!! Muito injusto conosco blogueiros literários, que apenas queremos mostrar um pouco do que pensamos sobre os livros!!

    Gostei de sua iniciativa Rodrigo, muito boa!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Que lista ridicula!! Achei muito injusto. Principalmente para blogueiros iniciantes como eu, que precisa divulgar o meu blog.

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/


    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele

      Divulgar seu blog através de spam é um péssimo começo para o seu blog. Sério. Já pensou em criar uma página no Twitter e interagir com outros blogueiros? Você também pode seguir de verdade alguns blogs e deixar comentários, com o tempo é natural que o blogueiro conheça seu blog também.
      E você pode mandar recados pelo Skoob, mas só para quem você tem certeza que quer receber (Como blogueiros que também mandam, por exemplo).

      Excluir
    2. Faz divulgação no Twitter pode ser uma boa ideia

      Excluir
  14. Olá! Sério, comecei meu blog a pouco tempo e não sabia que fazer propaganda dava tanto problema assim... Não costumo ficar mandando nada pra ninguém pq não é meu jeito, mas quando mandam pra mim não me incomodo e convido a pessoa para visitar o meu também. Não vejo problema nenhum em uma pessoa querer divulgar algo que está fazendo com carinho. É muito bom ser lido, não?

    BJINHOS

    estemeujeitodeler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Gente que coisa estranha essa situação. Ambos estão certos, spam é um saco e se deixarmos o Skoob vai acabar virando um orkut. Mas expor os nomes dos blogs assim é desrespeitoso, feio mesmo. Acredito que essa lista começou como uma brincadeira que nem o Felipe pensou que causaria tanta indignação. Pensei numa solução: acho que vou seguir todos os blogs da tal lista dele, e divulgar para que ela faça o papel inverso, ao invés de ridicularizar estará fazendo propaganda do blog iniciante kkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Também acho uma falta de respeito!
    De certa forma é natural, se você tem um blog e vê outro blogueiro acaba divulgando o seu para ele. Não acho que isso seja spam!
    Já conheci blogs maravilhosos, só por causa do recadinho lá no meu skoob! rs
    Obrigada pelo seu comentário lá no Sook. Adorei seu blog e já estou seguindo. Segue o Sook depois também.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Boa noite,

    Concordo plenamente com a Blake, acho que faz parte, certamente sem exagero..abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ahhh, gente... spam são essas coisas que enchem nossa caia de entrada sem a gente pedir. Propaganda de loja, de herbalife, de blog, é tudo a mesma coisa. Eu nunca pedi pra receber divulgação de blog nenhum - ainda assim assino o feed de mais de cem, e leio TUDO - mesmo assim recebo. E irrita porque enquanto eu poderia estar fazendo algo que eu quero, estou apagando os spams que eu não pedi pra receber. Mandar spam é falta de educação e blog que pede pra eu seguir, dar uma olhadinha, fazer uma visitinha eu não visito e não recomendo.

    Também sou blogueira e nunca precisei de spam. Talvez essa necessidade é pela urgência de conseguir parcerias pra ganhar livros em troca de uma resenha, né? Mas a biblioteca também tem muito livro bom e de graça. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  19. Assim como a Luara disse logo acima, esse é um assunto delicado, expor outros blogs não acho legal, maas cada um tem sua opinião.
    Na caso do Skoob se não gosta basta colocar na descrição que não quer propaganda. Apesar que muitos não respeitam, mais já um bom começo ;)
    Beijoos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  20. Se eu estiver interessada em sorteio, MEME ou o que seja, eu vou procurar, ninguém precisa ficar enchendo minha caixa de mensagens do Skoob com isso, ou fazendo SPAM no Twitter, ou indo no meu blog e pedindo pra eu seguir de voltar.

    Ou vocês vão me dizer que adoram aquele pessoal do telemarketing ligando e insistindo em algo que vocês NÃO QUEREM????
    Pois SPAM é a mesma coisa, principalmente se você não me conhece, só me achou em alguma rede social porque eu marquei um livro como desejado, ou mencionei que quero ler livro tal.

    E se alguém tem "medo" da editora ver seu nome na "lista negra" então é porque no fundo, no fundo, esse alguém sabe que o que está fazendo é desrespeitoso.

    Cinco anos de blog aqui, e apenas 77 seguidores. Pode crer que não vou me atirar de nenhuma ponte por causa disso. A fidelidade deles vale muito mais do que qualquer parceria editorial.

    Fica a dica!

    ResponderExcluir
  21. Tudo bem não gostar de spam, agora listar os blogs acho muuito errado, não gostei nadica desse blog aee q fez isso!

    ResponderExcluir
  22. Concordo com você, todo blog novo precisa do seu período de divulgação, para conseguir obter seguidores fiéis às suas ideias e pensamentos. O texto ficou muito bom, parabéns!
    Seguindo já :)
    Beijinho, Nic
    @teens_books
    Teens-books.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Gente, to chocada! NInguém tem o direito de humilhar ninguém. Muito menos o blog alheio. Sei que spam na maioria das vezes é chato, mas no skoob e falando sobre blogs literários? Acho que não! Mas é claro que nem todos gostam e isso deve ser respeitado. Uma vez tbm me deparei com uma menina SUPER grossa no skoob. Mas tão grossa que fiquei até chocada. Ela só faltou me xingar. Eu respondi? Não! Não respondi. Afinal, era um direito dela não gostar de um recado meu falando a respeito do meu blog, mas pq tanta ignorância? E que iniciativa imbecil essa de listar o blog dos outros. Se spam é errado, fazer o que ele está fazendo é crime. E aí? Quem está mais errado então? Acho que não preciso responder.

    ResponderExcluir
  24. Oi Rodrigo!
    Concordo com você, esse selinho é uma forma horrível de humilhação publica . Eu particularmente não me importo de receber essas mensagens no meu skoob pois é dessa forma que conheço muitos blogs bons, leio as mensagens visito os blogs e sigo apenas aqueles que me interessam e que me conquistam. Essa lista é cruel e desrespeito não concordo com atitudes assim.
    Adorei o seu blog!
    beijos.

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  25. Bom, eu achei essa história do "Selinho spam" um absurdo! Eu já tive vários blogs (nenhum literário antes) e passei por esse processo algumas vezes, afinal ninguém quer se dedicar para o blog e ninguém ver. Sei que spam é chato, mas eu, por exemplo, adoro receber recados de blogs literários no skoob (foi assim que parei aqui no seu).

    Lizzie.
    www.livrosmarcantes.tumblr.com

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Entendo a visão do blogueiro que fez isso. Eu procuro não fazer spam, só envio mensagens pelo Twitter e para meus ''amigos'' blogueiros pela internet. Não acho que spam é algo ruim, por mim podem me mandar ''trocentas'' mensagens pelo Skoob/Twitter/Face que eu comento, participo de promoções na boa, comigo não tem dessas ''frescuras'', sei lá, isso vai de cada um também... Mas tudo no exagero é prejudicial, vale recordar isso também.

    Porém, uma coisa que eu odeio é mandar Spam por comentário no meu blog, ai eu apelo kkk, na verdade apago o comentário e nem abro o link. Mas quem quiser me enviar recados de divulgação, essas coisas podem me mandar por Twitter que eu tentarei responder, é legal que vou conhecendo novos blogs e interagindo com o povo.

    Abraços
    Caique Fortunato
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Pelo amor de Deus!!! Nunca li tanta besteira junta! Sinceramente, vou falar bem a real: todos os blogueiros que começam a defender spam com esse mimimi de "meu blog é pequeno e PRECISA de divulgação" já eram no meu conceito. Tenho um blog há um ano e meio, boas editoras parceiras e um número não baixo, nem alto de seguidores e posso afirmar com propriedade: NÃO É NECESSÁRIO E NEM NUNCA FOI FAZER SPAM!
    Nunca recorri a isso, sempre fiz pouquíssima divulgação (até porque, você deve ter um blog porque gosta de escrever, e não porque quer seguidores) e esperei pacientemente que as pessoas descobrissem meu blog por si mesmas!
    NINGUÉM precisa te direcionar pro que você quer ver. Ter um conteúdo legal, comentar em outros blogs, ter perfil no Twitter e Face, divulgando o que você faz apenas para seguidores e amigos é a receita pro sucesso sem desrespeitar ninguém.
    E me desculpe, mas fazer spam é um desrespeito e se você mesmo sabe que é irritante, não vejo como pode achar que isso vai te beneficiar ou trazer seguidores de peso (aqueles que leem de verdade o que vc escreve e se interessam). Porque né, ter seguidores do tipo "me segue que eu te sigo" é muito fácil e, sinceramente, medíocre.

    Adriana
    http://mundodaleitura.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc! Acho muito bem. Acharia muito bom se as editoras rejeitassem parcerias com base nesse critério. Ensinaria os blogueiros chatos uma boa lição.

      Excluir
  31. Oi Rodrigo, o pessoal gosta de tomar umas atitudes exageradas. Spam pode ser chato, mas tem coisas muito piores por aí e eu não vejo as pessoas tomarem uma atitude. Quando vejo spam no meu mural do skoob deleto e pronto. Fazer selinho e lista me parece coisa de criança. Gostaria de ver as pessoas fazendo lista e boicote contra os políticos que nos roubam a cada minuto.

    ResponderExcluir
  32. OI Rodrigo!

    Acho que o spam se torna chato quando é repetitivo. Tá que precisamos divulgar e tal, mas não custa nada a pessoa por no perfil do skoob por ex que não curte propagandas, divulgações, pq a maioria dos blogueiros responsáveis irão olhar o mural antes da divulgação. Eu não me importo com essas divulgações, quando aparecem nos meus recados, poh, eu leio se eu quiser, ou quem sabe é algo que eu até venha a gostar. E outra, claro que já fiz divulgações, mas eu sempre procuro olhar se há obs sobre a mesma, pq sei que tem gente que não gosta. Agora uma pessoa que te envia sempre o mesmo recado, tá isso é chatinho, mas uma vez ou outra. Spam no email, acho muito pior, e muitas vezes recebo de editoras, algumas pq participei de alguma seleção de parceria, sim parceria e não para receber news, pois quando quero só só cadastrar, mas se editoras fazem isso, nos que estamos tentando fazer algo interessante, pq somos tão crucificados? Acho que tudo é equilíbrio e bom senso, bom senso em não enviar sempre uma mesma mensagem, além do que ver se a pessoa tem o interesse, ex, nada me adianta divulgar a promoção do livro x, se ele nem está na lista da pessoa. Equilíbrio, acho que de uma divulgação o leitor pode acabar encontrando um blog que venha a gostar, pois simpatizou como trabalho do blogueiro. Mais uma coisa, quanto ao comentário do Felipe, as vezes podemos querer seguidores e ter alguns que venham só para dizer, oi e xau..as infelizmente muitas editoras, só vem a quantidade de seguidores, pois há muitos blogs pequenos com 20 comentários/posts e alguns blogs grandes que há 5 ou 7 comentários/posts, mas repetindo que tem editora que prioriza quantidade, o que podemos fazer né...Cada um expressa sua opinião, como ele expressou a dele e eu entendi, mas expor os blogs realmente não foi legal, mas enfim..bom senso muitas vezes é difícil e ai alguns metralham o skoob.

    Ufa! virou quase um livreto rsrs
    Bjs :D

    ResponderExcluir
  33. Já divulguei meu blog no skoob e recebi respostas negativas também! Entendo que spam pode ser chato e inconveniente, mas não não concordo com a radicalidade. Quando eu não posso visitar os blogs que me pedem, não tenho tempo, etc, não respondo os recados ou excluo.

    ResponderExcluir
  34. Isso é complicado e parece que ninguém entende o quanto é chato você escrever um blog e ficar esperando que pelo menos uma santa alma apareça.

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.