Pesquisar neste blog

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Resenha: As Freiras Que Só Ouvem Rock (Manoel Flor dos Santos)

Título: As Freiras Que Só Ouvem Rock
Autor: Manoel Flor dos santos
Editora: Clube dos Autores
Nº de páginas: 106
Sinopse: Em primeiro lugar, o título advém de três jovens moças que participam de um concurso de dança e adotam o nome de “As freiras que só ouvem rock” para o grupo. Este concurso é celebrado numa festa à fantasia, onde elas se vestem de freiras e depois participam do evento dançando músicas de rock. Mas tudo deixa de ser alegria quando na noite da festa, os seus respectivos namorados sugerem que todos eles roubem um bar.
O livro, na forma de romance, conta a história de seis jovens de classe média, que se adentram no mundo dos roubos. Eles tiveram boa educação, cursavam uma boa faculdade: motivos de sobra para serem pessoas sensatas; no entanto decidem cometer alguns crimes por puro divertimento. Mas não saíram impunes dos atos cometidos; a partir do momento em que escolheram cometer tais delitos, passaram a ser perseguidos pela polícia e por todos aqueles que se sentiram lesados. A vida deles se tornou em uma assombrosa corrida contra a prisão, sofrendo as maiores humilhações, onde a maioria das pessoas não enfrentaria durante uma vida inteira. 


Com ótima trama e bons personagens esse livro tinha tudo para ser inesquecível, mas devido à rapidez com que foi escrito ele acaba decepcionando muito e se tornando apenas uma obra para entreter no momento.

A premissa de As freiras que só ouvem rock é muito boa, jovens de classe média decidem embarcar na vida de crimes apenas pela diversão e então precisam enfrentar as consequências de seus atos. Este tema é bem atual e é tratado de maneira bem realística ao longo do livro, isso sem falar das outras sub-tramas contidas no livro, todos os jovens tem algum drama pessoal, como um tio abusivo, uma mãe superprotetora, e até uma gravidez que surge na metade do livro, esses conflitos dos personagens são muito reais e nos fazem refletir sobre a nossa própria vida, já que muitos deles são iguais ao de qualquer jovem.

O grande problema que me impediu de apreciar totalmente o livro foi a narrativa muito direta, sem se preocupar com detalhes, os fatos nos vão sendo jogados e não temos tempo suficiente para gostar dos personagens, nos importar com eles, e os conflitos entre eles e seus pais ficam mal explorados, sem falar que algumas cenas que deveriam ser muito tensas acabam não tendo muito impacto no leitor devido a rapidez com que é contada.

No entanto, esses defeitos citados podem virar qualidades quando o livro é lido por jovens entre 11 e 14 anos que ainda não adquiriram o hábito de leitura, e o próprio autor já confirmou que esse é o publico alvo dele.

Nota: 6.0

10 comentários:

  1. Detesto quando algum livro simplesmente joga os fatos querendo que a gente absorva sem contar os detalhes, sabe? Só joga e é isso. É uma das coisas que eu mais detesto em narrativas de livros. :/ Agora já se foi a vontade de ler o livro.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Luara. Aqui quem vos fala é o autor de "As freiras....Quero salientar que a resenha do Rodrigo ele fez para ele apenas, pensando nó nele sem levar muito em consideração o público alvo. Entrando em outra questão, o livro tem a premissa de ser mais leve, para que o leitor não o abandone antes do tempo. Não é o único livro que escrevi. Tenho mais dois cujo enredo é mais denso e pesado - ambos possuem quase 300 páginas - o fator psicológico nesses dois é muito bem explorado. Na verdade, eu sou adepto a várias vertentes. Os capitulos de As freiras são breves para que o leitor não se sinta tão obrigado a ler algo que fosse longo ou cansativo. Alguns detalhes realmente nem precisariam ser aprofundados, visto que saíria da proposta do livro. Cada um tem uma visão e eu sabia que o livro iria causar polêmica. Vejam a resenha do escritor Anderson Brandão; é totalmente oposta ao do nosso amigo Rodrigo. A resenha dele está no link abaixo:

      http://anatomiadolivro.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. É o fato de o livro já expor assim os fatos sem detalhes, uma leitura direta vamos dizer. Ás vezes deixa o livro sem graça, mas eu adoro ler e se a história em si me deixar emocionada ou com vontade de saber o final, já vale. Porque tem livros que nós abandonamos sem dó, sem interesse de nem saber o final.

    Bjos.

    http://livroseuquerolersempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu amei esse título! Me pareceu tão ácido. <3#
    Enfim, acho que para o público alvo parece ser um livro muito bacana, porque hoje o jovem leitor não se preocupa tanto com complexidade, com uma narrativa mais elaborada, com razões e etc. Eles abandonam livros assim e preferem algo mais "enxuto", por assim dizer.
    E apesar de preferir livros mais detalhados, eu encararia As freiras que só ouvem Rock numa boa. Gosto de livros juvenis daqueles que tem poucas páginas e uma história tão resumida que dá pra ler em menos de duas horas. Eles tem o charme e a sensação de saudosismo dos tempos de escola. :x

    ResponderExcluir
  4. Já estou seguindo aqui também (:
    Geralmente, livros que são narrados rapidamente e tem os fatos jogados não me agradam, pena que esse é assim, pois a proposta parece boa mesmo...

    http://sobremeuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Confesso que achei o título do livro muito divertido, e só por esse titulo eu leria ele, mas vendo sua resenha, não em animou muito não.
    Eu simplesmente detesto quando os autores dos livros fazem isso, parecem que tem preguiça. Mesmo tendo publico alvo para pré-adolescentes acho que o autor poderia criar uma narrativa mais trabalhada!

    Beijão, Meire.
    http://manialiteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde a todos. Aqui quem vos fala é o autor de "As freiras....Quero salientar que a resenha do Rodrigo ele fez para ele apenas, pensando nó nele sem levar muito em consideração o público alvo. Entrando em outra questão, o livro tem a premissa de ser mais leve, para que o leitor não o abandone antes do tempo. Não é o único livro que escrevi. Tenho mais dois cujo enredo é mais denso e pesado - ambos possuem quase 300 páginas - o fator psicológico nesses dois é muito bem explorado. Na verdade, eu sou adepto a várias vertentes. Os capitulos de As freiras são breves para que o leitor não se sinta tão obrigado a ler algo que fosse longo ou cansativo. Alguns detalhes realmente nem precisariam ser aprofundados, visto que saíria da proposta do livro. Cada um tem uma visão e eu sabia que o livro iria causar polêmica. Vejam a resenha do escritor Anderson Brandão; é totalmente oposta ao do nosso amigo Rodrigo. A resenha dele está no link abaixo:

    http://anatomiadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Uma pena uma obra com todo esse potencial não ir além
    Mas pelo menos é uma boa leitura e isso já conta bastante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Deem uma olhada na resenha do escritor Anderson Brandão. O link segue logo abaixo


    http://anatomiadolivro.blogspot.com.br/2012/07/maus-habitos-resenha-de-as-freiras-que.html

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo(a),
    Meu Blog está inscrito no TOP BLOG 2012 – a maior Eleição de Blogs do Brasil. Participo na Categoria Variedades – Blog Pessoal e gostaria de poder contar com seu VOTO!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/
    Basta clicar sobre o banner do TOP BLOG que você será redirecionado para a página de votação! Se optar para votar pelo e-mail você receberá uma mensagem em sua caixa de mensagem para confirmar o voto; ainda poderá votar utilizando o Facebook ou o Twitter bastando apenas autorizar o aplicativo!
    Espero poder contar com sua colaboração!
    Desde já agradeço!
    Um Grande Abraço!
    Uma Semana Abençoada!

    ResponderExcluir

A opinião dos meus leitores sobre os meus textos são muito importantes para mim, assim nós podemos interagir e eu posso sempre tentar melhorar o blog, então por favor escreva a sua opinião sincera sobre os meus artigos e eu ficarei feliz em retribuir comentando também no seu blog, se você tiver um.
Abraços.