Pesquisar neste blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Crítica: Detona Ralph

Elenco de vozes na versão dublada: Tiago Abravanel, Rafael Cortez e MariMoon. 
Elenco de vozes no orignal: John C. Reilly, Jane Lynch, David Hyde Pierce, Dave Foley, Sarah Silverman, Jack McBrayer, Teddy Newton, Jamie Elman.
Direção: Rich Moore.
Gênero: Animação.
Duração: 101 min.
Distribuidora: Disney
Orçamento: US$ 165 milhões.
Sinopse: 'Detona Ralph' (Wreck-It Ralph) conta a história de um Bandido de um jogo de fliperama determinado a provar que pode ser um Mocinho. Ralph (voz no original de John C. Reilly) quer muito ser tão adorado quanto seu adversário de jogo, o Mocinho perfeito, Fix-It Felix (voz no original de Jack McBrayer). O problema é que ninguém gosta de Bandidos. Mas todo mundo adora heróis… então quando surge um moderno jogo de tiro que mostra a perspectiva do protagonista, apresentando o personagem durão do Sargento Calhoun (voz no original de Jane Lynch), Ralph encara o jogo como sua chance para o heroísmo e a felicidade. Ele invade o jogo com um plano simples - ganhar uma medalha, mas não demora a arruinar tudo, libertando sem querer um inimigo mortal que põe em risco todos os jogos do fliperama. Qual a única esperança de Ralph? Vanellope von Schweetz (voz no original de Sarah Silverman), uma jovem e encrenqueira “pane” de um jogo de corrida de carros com cobertura de bala que pode acabar sendo quem ensinará a Ralph o que significa ser um Mocinho. Mas será que ele vai perceber que é bom o bastante para se tornar um herói antes seja “Fim de Jogo” para todo o fliperama? 


A animação Detona Ralph abriu o ano com muito estilo e qualidade, todos os personagens do filme são carismáticos e bem construídos e a sua história é repleta de nostalgia, risadas, emoção e é uma verdadeira delícia de se assistir.

Um fato não se pode negar: a Disney sabe chamar a atenção do público quando quer, ela juntou alguns dos personagens mais famosos dos jogos das décadas passadas em um único filme e deu vida a todos eles, algo que obviamente atraiu uma grande massa de pessoas curiosas para os cinemas para conferir o resultado. A estratégia deu certo, mas essa não é a melhor notícia, a animação surpreende e revela ser um deleite para todos os públicos.

O início do filme é muito tranquilo e um pouco parado, mas em compensação é cheio de nostalgia, nós presenciamos uma sessão de terapia com vários vilões de jogos contando as suas histórias, e é verdadeiramente emocionante rever personagens que fizeram parte da minha infância, como Bowser, Pac-man, Kano (de Mortal Kombat) e Sonic (pena que o Mario não apareceu), mas a nostalgia logo fica para trás pois a história vai ficando mais emocionante a cada minuto, Ralph decide sair em busca de uma medalha para poder ser respeitado pelos outros membros de seu jogo e pelo caminho ele encontra muitos personagens cativantes que farão parte do enredo até final, como a Sargento Calhoun e a garotinha Vanellope.

Todos os personagens da trama têm suas personalidades e objetivos bem definidos, sem falar que todos são muito carismáticos o que permite que logo nos afeiçoemos com eles, até mesmo com a garotinha Vanella (a aliada de Ralph no filme), que à primeira vista parece ser insuportavelmente chata, mas que no decorrer do tempo revela ser uma menina determinada, alegre e secretamente amargurada. Felix e a sargento Calhoun são personagens tão diferentes mas que funcionaram muito bem juntos, as passagens em que eles apareciam eram hilárias e algumas das minhas preferidas do filme, e fiquei muito feliz com o destino que os dois tiveram no final.

Os cenários do filme são fantásticos e bem bolados, eles se alternam entre o visual clássico dos jogos de fliperama e os aqueles lugares macabros dos jogos de primeira pessoal atuais como Halo e Mass Efect, mas mesmo assim não justificou o uso do 3D, não como em A Origem dos Guardiões por exemplo, então é mais recomendável vê-lo no formato normal. Em minha visão não houve nenhum defeito grave na animação, mas senti falta de um vilão um pouco mais memorável, pois o antagonista, apesar de gerar muita discórdia e conflitos, não é tão marcante.

Este é um filme para se conferir no cinema, então não percam tempo e assistam, sem falar que vocês terão a chance de ver um curta-metragem muito fofo chamado Avião de Papel.

Nota: 9.0


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Expectativas Cinematográficas para 2013


O ano de 2012 chegou ao fim com muitos filmes excelentes e ruins chegando aos cinemas, mas não vamos perder tempo relembrando o que já passou, agora é hora de olhar para frente e ver o que nos aguarda neste ano, neste post eu vou fazer um apanhado geral sobre todos os filmes que mais anseio ver nas telonas, além de colocar alguns que me chamaram a atenção e parecem valer a pena serem vistos.

Contos de fadas para adultos

A moda de criar versões mais modernas e mais maduras das nossas tão amadas histórias de infância está longe de acabar, ela começou em 2012 com o sucesso esmagador de Alice no País das Maravilhas (que arrecadou 1 bilhão de dólares pelo mundo) e foi sucedida por A Garota da Capa Vermelha e Branca de Neve e o Caçador, e neste ano mais 3 contos ganharão versões novas nas telonas.

João e Maria: Caçadores de Bruxas
Estreia: 25 de Janeiro

João e Maria cresceram e em razão de seu trauma de infância decidiram virar caçadores de bruxas para proteger o seu povo? É, essa idéia me agrada, não acho que este filme irá ser tornar um dos melhores do ano, mas com certeza deve valer a pena ser visto (só espero que não tenham se preocupado apenas em encher o filme com muito sangue e esquecido de criar uma boa história).



Oz: Mágico e Poderoso
Estreia: 8 de Março

Assim como aconteceu em Alice e João e Maria, o novo filme do mundo mágico de Oz não irá se basear na famosa história que todos nós conhecemos, onde uma menina em virtude de um tornado é arremessada para um mundo mágico, ele se foca na história do próprio mago de Oz, quem ele era antes de virar um grande mágico, como ele foi parar naquele mundo e o quê ele encontrou por lá. A ideia é boa, o elenco é muito talentoso, e os cenários são extremamente coloridos (a julgar pelo trailer), creio que este filme tem a possibilidade de ser tão delicioso de se assistir quanto a fábula original era.


Jack: O Caçador de Gigantes
Estreia: 22 de Março
A trama deste filme não altera muitos detalhes da trama de João e o Pé de Feijão, mas várias batalhas e cenas de ação foram acrescentadas, tudo para dar um toque mais emocionante e épico para a história.


Sequências

Superman: O Homem de Aço
Estreia: 12 de Julho

Eu nunca fui um grande fã de Superman, mas o trailer do novo filme está espetacular e me deixou animado para assisti-lo, tenho um bom pressentimento sobre ele, só espero que não tenham cometido os mesmo erros de Superman: O Retorno (2006), onde criaram um enredo medíocre para o filme e contrataram um ator inexpressivo para interpretar o herói.



Wolverine Imortal
Estreia: 26 de Julho

Eu amo X-Men desde criança e obviamente não iria perder o novo filme do Wolverine, que apesar de não ser o meu personagem preferido ainda é muito querido por mim. Acredito que o maior atrativo desta sequência é o fato dela mostrar um lado do universo dos X-Men que ainda é desconhecido por mim, um onde os mutantes dos filmes anteriores estejam mortos ou separados e Logan sente pela primeira vez o peso de sua imortalidade, isso é algo que me deixou intrigado.











Star Trek – Além da Escuridão
Estreia: 26 de Julho

Jornada das Estrelas tem uma longa história de sucesso no cinema e na televisão, mas receio que meus conhecimentos sobre a saga se resumam basicamente ao filme de 1979 e o reboot da série de 2009, mas devido à qualidade dele virei um fã e pretendo viajar mais uma vez pelas infinitas galáxias com Spock e Kirk com a sequência que chega este ano, que acredito ter tudo para ser melhor que o seu antecessor, considerando-se que agora teremos um grande vilão que trará muitos conflitos para os protagonistas e que o tom de aventura da história será trocado por um mais sombrio e sério.



Jogos Vorazes – Em Chamas
Estreia: 22 de Novembro

Tenho realmente que dizer o porquê de este filme prometer ser um dos melhores do ano? Eu posso não ter lido a série de livros ainda, mas sei que o conteúdo dela tem o seu mérito, afinal ela mistura muita crítica social com ação, suspense e uma linguagem acessível para todos os jovens, fazendo assim com que eles realmente reflitam sobre a sua sociedade (algo raro nos livros direcionados ao público jovem hoje em dia), e a adaptação do primeiro livro que estreou ano passado foi fantástica (um dos melhores filmes de 2012 em minha opinião) e a sequência tem tudo para conseguir ser tão boa quanto ela, afinal o elenco de atores é basicamente o mesmo e o diretor é o incrível Francis Lawrence (o mesmo de Constantine e Eu Sou a Lenda).








Animações

Os Croods
Estreia: 22 de Março

Esta animação provavelmente não irá chamar a atenção de muitas pessoas devido a sua história pouco chamativa, mas quando vi o trailer dela quando assisti A Origem dos Guardiões percebi algo que muita gente com certeza não percebeu, que o enredo do filme (pelo menos do início dele) lembra demais o mito da caverna de Platão, aquele conto onde seres humanos nasceram e cresceram dentro de uma caverna e não conhecem nada do mundo exterior, até que um deles escapa e conhece o mundo e volta para convencê-los a verem também. Isso possivelmente não irá aumentar o interesse de vocês pelo filme, mas eu simplesmente não posso deixar de conferi-lo, afinal eu faço Direito, então já estudei muita filosofia e este conto significa muito para mim, e vê-lo adaptado (mesmo que parcialmente) para o cinema em uma animação destinada para o público infantil é algo muito ousado e merece minha atenção.



Reino Escondido
Estreia: 17 de Maio

A história desta animação não é totalmente original, afinal um filme onde nós acompanhamos a vida de um animal minúsculo por certo tempo, vendo o mundo do ponto de vista dele foi algo que já foi feito em Formiguinhaz e Vida de Inseto, mas o trailer de Reino Escondido é tão encantador que eu não pude deixar de ficar curioso sobre ele, afinal esta história não envolve apenas seres minúsculos, mas muita magia e seres fantásticos.

Tarzan 3D
Estreia: 4 de Outubro
Muita calma nessa hora, o filme Tarzan feito pela Disney marcou a minha infância e eu tenho certeza de que a de muita gente também, então não acho que seja um absurdo eu dizer que achei ultrajante tentarem fazer outra versão dele, mas depois de um tempo remoendo a notícia eu decidi desencanar e abrir a mente para esta nova adaptação, que mesmo que não supere o filme de 1999, deve valer a pena ser assistido pela nostalgia de ver um personagem tão querido.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Aniversário de 1 ano do blog!



Hoje é uma data especial para mim, pois faz exatamente 1 ano desde que o primeiro post foi publicado neste blog, e eu não podia deixar esta data passar em branco, então decidi escrever este post contando sobre como tem sido a experiência de blogar neste último ano, assim como agradecer alguns blogueiros que se tornaram meus amigos nesse período e para anunciar algumas pequenas novidades.

O surgimento do blog 

Já faz algum tempo que eu tenho um certo vício em filmes e livros, e depois de adquirir o hábito de visitar muitos blogs e sites sobre estes temas eu decidi criar o meu próprio blog, um espaço pessoal onde eu escreveria tudo o que quisesse e que se relacionasse a estes dois assuntos e onde eu poderia encontrar e fazer amizade com mais pessoas que compartilhassem dos mesmos gostos que eu. Em janeiro de 2012, depois de já ter me familiarizado com o blogspot e de ter escrito algumas postagens eu comecei a publicá-las e a divulgar o blog para os meus amigos e para algumas pessoas no skoob, e então, aos pouquinhos, tanto o blog quanto eu começamos a amadurecer.

Expor os meus pensamentos aqui é algo muito prazeroso, pois além de conhecer pessoas de todo o país e poder discutir com elas sobre os meus entretenimentos favoritos, ele também servem como uma terapia para mim, um lugar onde eu posso jogar o que penso sobre alguns assuntos pertinentes como preconceito literário e spam, que geralmente sempre são alvos de discussão em blogs hoje em dia.

O futuro do blog
Porém, algo mudou desde o fim do ano passado, como podem ter percebido o blog ficou quase que completamente abandonado, e eu devo algumas explicações a vocês, no início isso se devia a faculdade, que exigia demais de mim e eu simplesmente não conseguia escrever nada espontaneamente, e quem é blogueiro sabe que escrever um texto sem vontade é algo muito desagradante, então eu decidi esperar as férias chegarem e eu poderia continuar com a rotina normal do blog, mas as férias chegaram e ainda assim não consegui atualizá-lo regularmente, e isso se deve porque aquela sensação de novidade que eu sentia quando eu o criei se dissipou um pouco, e eu não sinto mais vontade de vir aqui toda semana e escrever.

Não, eu não irei excluir o blog, eu tenho orgulho do que eu escrevi nele e acho que os meus textos podem servir de uma ótima fonte de conteúdo para quem aprecia cinema e literatura, mas a freqüência de postagens vai diminuir, afinal como eu já disse para vocês, este blog é além de tudo um espaço pessoal, e apesar de apreciar muito a interação entre eu e os internautas eu não consigo me forçar a escrever, então peço desculpas a todos que costumavam me visitar com certa freqüência, espero que todos entendam o que estou dizendo.


Estatísticas
Chega de notícias tristes por hoje, agora eu vou mostrar para vocês alguns dos números do blog e o quanto ele conseguiu crescer neste ano, embora eles pareçam mixaria quando são comparadas aos números de outros blogs para mim elas são fantásticas, eu nunca pensei que tanta gente leria o que eu escrevo.


As 10 postagens mais lidas






O público do blog



Até hoje eu penso que blogger está me trollando quando diz que mais de 2 mil pessoas dos EUA e mais de 1 mil e 500 pessoas da Rússia visitam o blog. Mas caso seja realmente verdade eu fico pensando: será que as essas visitas são apenas de brasileiros morando no exterior ou são de genuínos estrangeiros?


Novidades!

Para começar o ano com o pé direito eu decidi fazer uma pequena faxina para ajustar alguns detalhes e melhorar ainda mais a experiência de visitar e aproveitar o blog.

1. Escolhi um novo layout, um que na minha visão dá uma aparência mais agradável ao blog.
2. Todas as resenhas e críticas foram revisadas para consertar todos os erros de configuração que eu cometi quando eu ainda era um blogueiro inexperiente.
3. Todas as críticas de filmes a partir de agora terão os seus respectivos trailers, inclusive as já publicadas.
4. As resenhas de livros terão os seus respectivos book trailers publicados (lógico que apenas quando estes existirem, já que nem todas as editoras investem neles).

Agradecimentos:
Deixo aqui os meus agradecimentos à alguns blogs amigos, cujos administradores sempre visitaram e comentaram no blog

O Explorador Cultural
Esquilos Cor de Rosa
Strawberry de Livros e Filmes
Over Shock
Entre Páginas de Livros
Estante Virtual
Tempo à Toa
Distribuindo Sonhos
Fascinada por Histórias
No Universo da Literatura